O cotovelo é uma articulação chave para o perfeito funcionamento do membro superior. Através da flexão do cotovelo, conseguimos trazer ou manter algo para junto do nosso corpo, como levar um alimento à boca ou segurar uma criança no colo. Já o movimento de extensão é necessário para afastar algo do nosso corpo, como empurrar ou lançar um objeto no espaço.

O cotovelo é composto por três ossos: o úmero, a ulna e o rádio. As extremidades dos ossos que participam da articulação são cobertas com cartilagem, que é um tecido de revestimento muito liso e regular, permitindo um deslizamento sem atrito.

FIGURA: A articulação do cotovelo é formada pela porção distal do úmero (Dist), a cabeça do rádio (Rad) e a porção proximal da ulna, que inclui o processo coronóide (Cor) e o olécrano (Ole). As superfícies articulares são revestidas de cartilagem (Cart).

Os ossos são mantidos juntos por ligamentos, que são estruturas fibrosas resistentes. Os principais ligamentos do cotovelo são o ligamento colateral medial (na parte interna do cotovelo) e o ligamento colateral lateral (na parte externa do cotovelo), que mantém a ulna firmemente unida ao úmero. O ligamento anular, mantém a cabeça do rádio junto à ulna.

 

FIGURA: Complexo ligamentar lateral (L) e complexo ligamentar medial (M) do cotovelo.

A cápsula articular é um tecido fino e elástico que cobre toda a articulação, com função de produzir e manter o líquido sinovial que lubrifica a articulação.

FIGURA: Cápsula articular do cotovelo (C).

Existem tendões no cotovelo que unem o músculo ao osso. Os principais tendões na região do cotovelo são:

O tendão do músculo braquial, responsável por flexionar o cotovelo.

O tendão do bíceps, responsável pela supinação (girar a palma da mão para cima) do antebraço e flexão do cotovelo,

O tendão do tríceps, responsável pela extensão do cotovelo.

FIGURA: Ilustração mostrando alguns dos principais músculos para o funcionamento do cotovelo, incluindo o músculo braquial (B), o bíceps braquial (Bi), o tríceps braquial (T) e os extensores do punho e dos dedos (Ext).

Os músculos do antebraço cruzam o cotovelo e se ligam ao úmero. A saliência externa (lateral) logo acima do cotovelo é chamada de epicôndilo lateral. A maioria dos músculos que estendem os dedos e o punho se originam do epicôndilo lateral. A protuberância na parte interna do braço, chamada de epicôndilo medial, é o local onde se inserem os tendões que flexionam o punho e os dedos da mão.

 

Existem três nervos principais que passam pelo cotovelo, o nervo radial, o nervo ulnar e o nervo mediano. Esses nervos são responsáveis ​​por sinalizar seus músculos para trabalhar e também transmitir sensações como toque, dor e temperatura.

 

FIGURA: Principais nervos e artérias que cruzam a articulação do cotovelo.

Para que tenhamos um adequado funcionamento do nosso cotovelo precisamos de uma articulação móvel, estável, forte e indolor. Tudo isso depende deste complexo conjunto de estruturas funcionando precisamente e em perfeita harmonia, coordenando diferentes movimentos sem percebermos a complexidade dos mecanismos envolvidos. Na realidade, só nos damos conta do papel de cada articulação, quando sua função está comprometida.