ARTROSCOPIA DO OMBRO
DESBRIDAMENTO ARTROSCÓPICO
Os pacientes que mais se beneficiam da artroscopia são os que ainda tem uma cartilagem articular razoavelmente preservada, mas tem muitos osteófitos (esporões), corpos livres, irregularidades articulares e espessamento capsular restringindo o movimento.

Na artrose do ombro, é imprescindível definir quais são as estruturas acometidas para uma correta abordagem de cada um dos problemas. Na maioria das vezes, a cápsula está envolvida e portanto devemos realizar a liberação da cápsula e resseção do tecido fibrótico que impede o movimento articular. Quando o bloqueio de movimento é gerado por uma impacto mecânico decorrente de um osteófito ou um pequeno fragmento ósseo de uma fratura mal reduzida, o tratamento envolve a ressecção deste bloqueio. Isto é realizado com um aparelho semelhante à uma broca de desgaste usada pelos dentistas, com um aspirador acoplado para sugar o pó de osso gerado. Este instrumento permite ao cirurgião esculpir novamente região, eliminando o bloqueio ósseo. No caso do ombro, frequentemente existe um grande osteófito na região inferior da cabeça umeral. Esta é uma estrutura de difícil acesso devido à sua intima relação com o nervo axilar, que tem uma importância primordial na função do ombro. Desta forma, pode não ser viável a retirada completa deste osteófito por via artroscópica com segurança. Eventualmente, pode ser útil a ressecção deste esporão por via aberta.

Podem haver patologias associadas no ombro, incluindo de manguito rotador, cabeça longa do bíceps e labrum. O tratamento artroscópico destas lesões pode ser feito de forma concomitante com o desbridamento para a artrose, com sinergia de resultados.
PÓS-OPERATÓRIO
Pós-operatório imediato:
Após a cirurgia, o paciente retorna para o quarto, e na maioria das vezes, liberamos o paciente para casa ainda no mesmo dia da cirurgia após um check up de seu estado clínico. Eventualmente o paciente dorme uma noite no hospital, seja por alguma necessidade clínica ou mesmo por preferência pessoal. Muito raramente a internação se estende além deste prazo.
Alta hospitalar e retorno ao consultório para acompanhamento
No momento da alta, são prescritos analgésicos e orientações gerais para um pós-operatório mais confortável. É natural que o paciente sinta algum desconforto no local da cirurgia, mas se as orientações e medicações forem seguidas corretamente, o manejo da dor pós-operatória não será um problema. O paciente retorna ao consultório na semana seguinte após a cirurgia, para troca de curativo. Os pontos costuma ser retirados por volta de 2 semanas.
Reabilitação pós-operatória
Se não for realizado nenhum tipo de reparo cirúrgico de alguma lesão associada, a recuperação desta cirurgia é bastante rápida, já que não existe necessidade de esperar a cicatrização de estruturas tendinosas ou ligamentares. A tipoia é utilizada conforme o conforto, mas não há necessidade de uso de forma integral. Atividades cotidianas leves e fisioterapia são liberados de imediato. Assim que a pele cicatriza, retiramos os pontos e o paciente é gradualmente liberado para suas atividades habituais.
Normalmente iniciamos a fisioterapia entre 2 e 4 semanas. O paciente progride no processo de fortalecimento e finalização dos últimos graus de movimento nas próximas semanas. Gradualmente vai retornando a suas atividades profissionais e esportivas, com previsão de retorno sem restrição a partir de 3 meses.
RESULTADOS
Os resultados do desbridamento articular nas artroses de ombro tende a ser mais bem sucedido no estágios menos avançados de artrose. No caso das artroses mais avançadas, especialmente quando existe grande comprometimento da cartilagem e deformidade da superfície articular, os resultados são bastante imprevisíveis e pouco duradouros.
Complicações são muito raras neste tipo de cirurgia. Todavia, existem riscos inerentes de qualquer procedimento cirúrgico, como: infecção do sítio da cirurgia, dor persistente, lesões neurológicas, complicações anestésicas, etc. Para saber detalhadamente todas as possíveis complicações cirúrgicas converse com seu médico antes do procedimento.

