ARTROSCOPIA DO OMBRO *

MUNFORD ARTROSCÓPICO

O procedimento é bastante simples e resolutivo. Na cirurgia realizamos a retirada de uma pequena porção doente da extremidade lateral da clavícula, seja por uma deformidade  articular e com cartilagem degenerada, no caso da artrose; ou por uma inflamação crônica no caso da osteólise. Para fazer este desbridamento local, utilizamos um aparelho chamado shaver, que raspa e aspira a porção articular degenerada, juntamente com uma ponteira de radiofrequência, que também ajuda fragilizar os tecidos mais resistentes. Dependendo da indicação, podem ser associados procedimentos como a bursectomia e acromioplastia.

PÓS-OPERATÓRIO

Pós-operatório imediato:

Após a cirurgia, o paciente retorna para o quarto, e na maioria das vezes, liberamos o paciente para casa ainda no mesmo dia da cirurgia após um check up de seu estado clínico. Eventualmente o paciente dorme uma noite no hospital, seja por alguma necessidade clínica ou mesmo por preferência pessoal. Muito raramente a internação se estende além deste prazo.

Alta hospitalar e retorno ao consultório para acompanhamento

No momento da alta, são prescritos analgésicos e orientações gerais para um pós-operatório mais confortável. É natural que o paciente sinta algum desconforto no local da cirurgia, mas se as orientações e medicações forem seguidas corretamente, o manejo da dor pós-operatória não será um problema.  O paciente retorna ao consultório na semana seguinte após a cirurgia, para troca de curativo. Os pontos costuma ser retirados por volta de 2 semanas.

Reabilitação pós-operatória

A recuperação desta cirurgia é bastante rápida, já que não existe necessidade de esperar a cicatrização de estruturas tendinosas ou ligamentares. A tipoia é utilizada conforme o conforto, mas não há necessidade de uso de forma integral. Atividades cotidianas leves e fisioterapia são liberados de imediato. Assim que a pele cicatriza, retiramos os pontos e o paciente é gradualmente liberado para suas atividades habituais.

RESULTADOS

Os resultado do procedimento de Munford por via artroscópica são extremamente satisfatórios e resolvem o problema de forma definitiva.  Normalmente com 03 meses o paciente já está realizando atividades esportivas sem qualquer restrição.

Complicações são muito raras neste tipo de cirurgia. Todavia, existem  riscos inerentes de qualquer procedimento cirúrgico, como: infecção do sítio da cirurgia, ressecção insuficiente, dor persistente, complicações anestésicas, etc. Para saber detalhadamente todas as possíveis complicações cirúrgicas converse com seu médico antes do procedimento.